Sinopses de filmes sobre relacionamentos familiares

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

- Pró-Adolescente -

  Projeto EM CINE

  Sinopses de filmes sobre Relacionamentos familiares

Relação finalizada em 15/07/2003

   

TOTAL: 111 FILMES

 

STELLA DALLAS – MÃE REDENTORA (1937 - EUA)

Mulher divorciada faz sacrifícios para criar sua única filha.

 

RIO VERMELHO (1948 - EUA)

Jovem cowboy revela-se contra seu tirânico pai adotivo durante uma travessia de gado.

 

COMEÇOU EM NÁPOLES (1960 - EUA/ITA)

A morte do irmão leva advogado americano a Itália para buscar  sobrinho. No entanto, ele precisa disputar a guarda do menino com  a irmã da cunhada.

 

CENAS DE UM CASAMENTO (1973 - S/P)

Casados há dez anos, Johan e Marianne parecem felizes. Até que o marido revela seu amor por outra mulher. Um tenso embate precede  a separação e, sete anos depois, ambos casados novamente, eles conseguem ter uma visão mais madura dos anos que passaram juntos.

 

LOUCA ESCAPADA (1974 - EUA)

No Texas dos anos 60, presidiário foge da prisão e junto com a mulher tenta recuperar o filho que está nas mãos da adoção. Mas a polícia faz uma caçada insana ao casal.

 

O CASAL (1975 - BR)

Casal com problemas emocionais e financeiros descobre que a mulher está grávida. A decisão de ter ou não o filho acaba abalando o relacionamento dos dois.

 

O CASAMENTO (1975 - BR)

Sabino, um próspero homem de negócios, nutre um amor incestuoso pela Glorinha de 18 anos, que vai se casar em 48 horas. Para piorar, o médico da família diz que o futuro genro foi visto beijando outro homem na boca. Glorinha, ao saber das denúncias, faz um retrospecto doloroso de seus 18 anos de sexo, violência e procuras desesperadas.

 

KRAMER X KRAMER (1979 - EUA)

Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (justin Henry), o filho do casal, com Ted, que tudo faz para poder educá-lo, trabalhando e fazendo as tarefas domésticas. Quando consegue ajustar seu trabalho a estas novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted porém se recusa e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia de Billy.

 

A CARA DO PAI (1981 - EUA)

Um executivo branco é surpreendido ao descobrir que tem um filho negro, que não agüenta mais esperar para ser adotado por uma quase-exclusiva comunidade branca da Califórnia.

 

CAMINHOS SEPARADOS (1981 - EUA)

Valentine e Ken formam um belo casal, que convive com uma vida financeira boa e ainda possui um filho. Um dia, após muitas brigas, eles decidem se separar. Vivendo sozinhos, eles descobrem a falta que o companheiro faz.

 

UM AUTOR EM FAMÍLIA (1982 - EUA)

Ivan Travalian (Al Pacino) é um escritor de peças teatrais que tem um dos seus trabalhos na Broadway, que está atualmente na fase de ensaios. Paralelamente ele foi abandonado pela mulher, assim tenta sustentar o lar para seu filho e outras quatro crianças, filhos de sua ex-mulher e de seus três maridos anteriores. É quando ele se apaixona por Alice Detroit (Dyan Cannon), uma atriz.

 

NUNCA FOMOS FELIZES (1983 - BR)

Depois de passar algum tempo estudando em colégio católico, órfão de mãe reencontra pai recém-saído da prisão e tenta desvendar-lhes os mistérios – eles se resumem num passado de lutas políticas que deixaram marcas.

 

AMANTES DE MARIA (1984 - EUA)

Homem traumatizado pela guerra casa-se com um antigo amor, mas vê a relação desmoronar por não poder ter filho.

 

NADA EM COMUM (1986 - EUA)

É a história sobre um jovem e ambicioso executivo que tem sua vida virada de pernas para o ar após a separação de seus pais. NADA EM COMUM é um filme divertido e emocionante aclamado pelo publico e que revelou o carisma de Tom Hanks e abriu seu caminho para o Oscar.

 

ÁGUIA DE AÇO (1986 - EUA)

Garoto quer se tornar o melhor piloto da Aeronáutica após seu pai ter sido atingido por um MIG.

 

CAMINHOS VIOLENTOS (1986 - EUA)

Baseado numa história verídica. Um jovem deseja ser como seu pai e tenta estabelecer uma posição no negócio da família, um sindicato nacional do crime organizado. Juntamente com seu irmão ele cria sua própria gangue coma intenção de conquistar o respeito do pai. No entanto, o pai acaba temendo perder o controle da organização e de seus filhos.

 

A FAMÍLIA (1987 - ITA)

A trajetória de uma família italiana desde o início do século até os dias de hoje. Quem faz esta retrospectiva sentimental é o personagem Carlos que, em seus 80 anos de vida, presenciou mortes, nascimentos, revoluções e guerras.

 

ARIZONA NUNCA MAIS (1987 - EUA)

Casal que não consegue ter filhos nem adotar uma criança resolve por roubar um bebê.  Entre muitos sustos e situações hilariantes, eles descobrem que criar um filho não é nada fácil.

 

TRÊS SOLTEIRÕES E UM BEBÊ (1987 - EUA)

Três amigos dividem um apartamento e dedicam grande parte do tempo livre para se divertirem com um time interminável de namoradas. Um dia, um bebê é deixado na porta do apartamento deles, com um bilhete da mãe (Nancy Travis) dizendo não ter condições de cuidar da filha no momento. Acontece que o pai é um ator (Ted Danson) e está atualmente filmando na Turquia. Após o choque inicial os outros dois resolvem cuidar da criança, mas isto afetará a vida dos três muito além do que possam imaginar.

 

PRESENTE GREGO (1987 - EUA)

Executiva viciada em trabalho tem sua vida virada ao avesso quando prima morre e lhe deixa um bebê de herança.

 

ATÉ QUE A VIDA NOS SEPARE (1988 - EUA)

Casal de meia-idade se divorcia e cada um começa outra relação. Ele conhece uma médica muito mais jovem e ela, um garotão dublê de artista e garçom. Ele é fisgado e vai ser papai; ela se diverte como garotão, mas pensa primeiro na liberdade que conquistou.

 

QUASE UMA FAMÍLIA (1989 - EUA)

Glenn Close (Atração Fatal) e James Woods (Salvador, O Martírio de um Povo) são Michael e Linda Spector, um casal maduro e bem sucedido com tudo o que é necessário para serem bons pais... exceto um bebê. Mary Stuart Masterson (Tomates Verdes Fritos) e Kevin Dillon (Atraída pelo Crime, Noites Calmas) são Lucy e Sam, dois adolescentes que estão prestes a ter um bebê... mas que não estão prontos para se tornarem pais. Do diretor Jonathan Kaplan (Acusados) e da roteirista Barbara Benedek (O Reencontro), Quase uma Família retrata uma visão encantadora de dois casais bem diferentes que inesperadamente encontram algo em comum e que acabam trazendo o que há de melhor uns nos outros.
Performances incríveis dão um toque ainda mais humano a este drama que é uma lição de vida.

 

MEU PAI: UMA LIÇÃO DE VIDA (1989 - EUA)

Mostra a dedicação de filho cheio de problemas em relação aos pais idosos e doentes, buscando trazer-lhes alguma alegria, na difícil fase que estão vivendo.

 

A GUERRA DOS ROSES (1989 - EUA)

Casal que se considera perfeito entra em conflito quando a mulher decide tornar-se independente.

 

OLHA QUEM ESTÁ FALANDO (1989 - EUA)

Mollie (Kirstie Alley) é um contadora que tem um caso com um Albert (George Segal), um cliente que está comprometido. Quando fica grávida, sente que Albert estará sempre com ela e o bebê, mas quando dá a luz Albert rompe a relação e Mollie tem de criar o bebê sozinha. Mollie também está procurando o pai ideal para seu filho, Mikey, e James Ubriacco (John Travolta), um taxista, que parece ser perfeito (pois estava em cena quando entrou em trabalho de parto) para ela e Mikey, que apesar de ser um bebê é um observador cínico e sarcástico do mundo.

 

MR. AND MRS. BRIDGE: CENAS DE UMA FAMÍLIA (1990 - EUA)

Os Bridge são uma família de origem aristocrática chefiada por um bem sucedido advogado que é surpreendido pelas mudanças sócio-morais americanas na década de 40. Ele e a mulher, uma dedicada esposa e mãe, encontram dificuldades em compreender os filhos, exemplos vivos e próximos do novo modelo de comportamento.

 

OLHA QUEM ESTÁ FALANDO TAMBÉM (1990 - EUA)

Mikey (Lorne Sussman) consegue fazer com que sua mãe (Kirstie Alley) se case com James Ubriacco (John Travolta), o motorista de táxi boa praça que luta para sustentar sua família. Ele ainda quer se tornar um piloto de linha aérea, mas enquanto isso continua dirigindo um táxi. Molly Ubriacco, sua esposa, também trabalha arduamente como contadora. A tensão é refletida no casamento deles, mas Molly fica grávida e dá à luz a uma filha, Julie. Quando Julie chega em casa, Mikey tem que aceitar a nova irmã, uma menina tão endiabrada e que pensa tão alto quanto ele.

 

NUNCA SEM MINHA FILHA (1991 - EUA)

Uma história verídica de medo e desespero, mas também de muita coragem e esperança. Baseado no livro de Betty Mahmoody, que vendeu milhões de cópias, conta o problema enfrentado por uma mulher que se torna prisioneira de seu próprio marido convertido ao islamismo.

 

ANJO DECADENTE (1991 - EUA)

Namorado de bela jovem, filha de imigrantes romenos, desconfia de que o pai dela seja um carrasco nazista.

 

ACORDA RAIMUNDO... ACORDA (1991 - BRA)

Essa é a história de Marta e Raimundo, uma família operária, seus conflitos familiares e o machismo, vividos num mundo onde tudo acontece ao contrário.

 

SOUTH CENTRAL – O BAIRRO PROIBIDO (1992 - EUA)

Ex-presidiário faz de tudo para tirar seu filho de uma gangue de marginais.

 

NADA É PARA SEMPRE (1992 - EUA)

Pai ensina a seus filhos a arte de pescar, a única coisa que os unirá após escolherem caminhas diferentes na vida.

 

O ÓLEO DE LORENZO (1992-EUA)

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

 

MARIDOS E ESPOSAS (1992 - EUA)

O casal Gaby Roth (Woody Allen) e Judy Roth (Mia Farrow) recebem chocados a notícia de que Jack (Sydney Pollack) e Sally (Judy Davis), um casal muito amigo deles, está se separando, muito provavelmente pelo fato de Gabe e Judy também estarem se distanciando e agora tomarem consciência disto. Assim, enquanto Jack e Sally tentam conhecer novas pessoas, o casamento de Gabe e Judy se mostra desgastado e eles começam a se sentir atraídos por outras pessoas.

 

O DESPERTAR DE UM HOMEM (1993 - EUA)

Mulher sozinha procura um companheiro para ajudar a educar seu filho adolescente. Conhece um homem que parece ser seu pai ideal, mas as ciosas começam a mudar.

 

UM SONHO PARA DOIS AMIGOS (1993 - CA)

Menino faz amizade com um garoto mais velho que, doente, vive num mundo imaginário. Drama intimista canadense sobre a amizade, as fantasias, a descoberta do sexo e a solidão de duas crianças, em filme terno, angustiante e poético, tendo belas paisagens de fundo.

 

MAMÃE NOTA DEZ (1993 - EUA)

Cansados de sua mãe, que não corresponde às suas expectativas, três crianças visitam um supermercado inusitado onde poderão testar e escolher vários tipos de mãe até encontrar a ideal.

 

UMA BABÁ QUASE PERFEITA (1993 - EUA)

Impedido pela ex-esposa (Sally Field) de passar mais tempo com os filhos, Daniel Hillard (Robin Williams) tem uma idéia inusitada: veste-se de mulher para pleitear o cargo de babá em seu antigo lar.

 

O RESGATE DE LAUREN MAHONE (1993 - EUA)

Mãe americana contrata mercenários para recuperar sua filha levada pelo pai muçulmano para a Jordânia.

 

SINTONIA DE AMOR (1993 - EUA)

Menino liga para programa de rádio a fim de encontrar esposa para pai viúvo.

 

SANGUE DO MEU SANGUE (1993 - EUA)

Pai dominador recorre a violência para fazer o que acha melhor para a vida de suas quatro filhas.

 

LA SÉPARATION (1994 - FRA)

Pierre (Daniel Auteuil), um bem sucedido ilustrador de livros infantis, é casado com Anne (Isabelle Huppert). Apaixonado pela esposa, ele tenta salvar seu casamento, quando Anne pede a separação. No entanto, percebe que pequenos erros cometidos ao longo dos anos não podem mais ser escondidos. Inicia-se, então, um doloroso processo de acerto de contas entre o casal.

 

O INVENTOR DE ILUSÕES (1994 - EUA)

A luta de um menino para sobreviver durante a Depressão com a mãe doente e um pai ausente.

 

AGUA FRIA (1994 - FRA)

Nos anos 70, casal de adolescentes busca viver às margens da sociedade.

 

QUANDO UM HOMEM AMA UMA MULHER (1994 - EUA)

Alice Green (Meg Ryan), a mulher de Michael Green (Andy Garcia), um piloto de avião, torna-se uma alcoólatra que necessita ser internada para tratamento. Como conseqüência, Michael, Jessica Green (Tina Majorino) e Casey Green (Mae Whitman), suas duas pequenas filhas, são atingidos e seu casamento corre o risco de terminar.

 

O PREÇO DA CONSPIRAÇÃO (1994 - EUA)

A heróica luta de um casal para resgatar seus filhos de um sombrio mercado de venda de bebês.

 

CORINA, UMA BABÁ PERFEITA (1994 - EUA)

Manny Singer (Ray Liotta), um compositor de jingles de uma agência de propaganda, fica viúvo e tendo de cuidar de Molly (Tina Majorino), sua filha de sete anos. Manny precisa desesperadamente de uma babá, com isso entrevista vários candidatos e rejeita todos até encontrar Corina Washington (Whoopi Goldberg), que se formou recentemente mas não consegue arrumar nenhum trabalho por ser negra. A primeira grande tarefa de Corina é se comunicar com Molly, que decidiu parar de falar. Além disto Manny parece estar confuso na maioria do tempo, o que o faz fumar em demasia. Corina também fuma e isto faz os adultos terem uma cumplicidade por este hábito, o que deixa Molly apavorada, por ver sempre na televisão depoimentos sobre os perigos do fumo. Manny e Corina também discutem jazz, pois ela sonhava em ser uma crítica musical. Gradativamente Corina ganha a confiança da menina e logo ela está falando novamente. Corina fica para o jantar em várias ocasiões e Manny se surpreende com os comentários dela sobre música e literatura. Paralelamente Corina conversa com Molly, que se considera culpada pela morte da mãe. Molly secretamente deseja que Corina se case com seu pai e fique morando na casa o tempo todo, apesar da irmã de Corina, a mãe de Manny e uma vizinha curiosa desaprovarem um romance inter-racial.

 

MÃE DE ALUGUEL (1995 - EUA)

Traída por um casal desesperado para ter um filho, a mãe de aluguel Amy Winslow precisa lutar para salvar a criança de um conturbado passado.

 

BYE, BYE LOVE – OS DESCASADOS (1995 - EUA)

Três amigos descasados discutem os problemas com os filhos e também com suas ex-esposas.

 

LADO A LADO (1996 - EUA)

Julia Roberts é Isabel, uma talentosa fotógrafa que está apaixonada e pretende se casar com um homem (Ed Harris) que ainda mantém profundos laços com a ex-esposa (Susan Sarandon) e os filhos. Mas os ciúmes entre as duas mulheres e a filha do casal incendeiam um permanente conflito.

 

KOLYA, UMA LIÇÃO DE VIDA (1996 - REPÚBLICA CHECA/RÚSSIA)

Praga, 1998. Demitido da Orquestra Filarm6onica da cidade, o violoncelista Louka, um solteiro convicto, casa-se com a filha de um coveiro para que ela obtenha a cidadania checa. Passa a cuidar do filho da mulher, quando esta foge para o Ocidente. A convivência com o menino Kolya muda radicalmente a vida de Louka, que aprende uma inesquecível lição de amor.

 

MARCAS DO SILÊNCIO (1996 - EUA)

Mãe solteira, Anney dá a luz após um acidente. Felizmente, logo conhece Lyle, que assume a pequena Boné e lhe dá outra filha. Com o apoio da família, Anney sustenta as filhas. Sua carência, entretanto a faz aceitar o pedido de casamento do apaixonado e tempestuoso Glen. Desde o início a relação entre Glen e Anney não é boa e piora quando Anney perde o filho que está esperando. Perder o filho que tanto queria faz Glen tornar-se mais violento e perturbado. Boné torna-se uma vítima fácil  da ira do padrasto. A situação fica dramática e, mesmo preferindo não saber dos abusos e violências que a filha tem sofrido, uma hora Anney terá de acordar! E optar: entre o amor pela filha e a necessidade de um marido...

 

SEGREDOS E MENTIRAS (1996 - EUA)

O aparecimento de uma filha dada adoção torna ainda mais confuso e amargo o relacionamento de uma mãe solteira com o resto de sua família.

 

CAPRICHOS DE UMA CONQUISTA (1996 - FR)

No século 18, aristocrata francês vive em uma colônia africana, envolvido com uma amante mulata e criando uma menina negra.

 

BERÇO DE SANGUE (1996 - EUA)

Mulher que não pode ter filho passa perseguir uma médica grávida.

 

O CLUBE DAS DESQUITADAS (1996 - EUA)

Três amigas de faculdade que se formaram em 1969 e tomaram caminhos distintos (uma é atriz (Goldie Hawn), a outra (Diane Keaton) casou-se com magnata dono de uma cadeia de lojas de eletrodomésticos e a última (Bette Midler) se tornou uma dona de casa) têm algo em comum: todas foram trocadas por mulheres mais jovens, o que as deixa revoltadas, pois elas contribuíram para a ascensão profissional e financeira de seus maridos. Porém, quando uma amiga delas se suicida após o marido trocá-la por uma mulher mais jovem as três decidem se unir, atacando os seus "ex" no ponto mais sensível: o bolso.

 

A EXCENTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA (1996 - HOL)

Conta a história da matriarca de uma família composta por mulheres em seu último dia de vida-Antônia. Flashes do passado e o desenrolar da história de três gerações da mesma família que tem em comum a coragem de fazer aquilo que gostam sem se preocupar com os pré-conceitos da sociedade.

 

O PREÇO DE UM RESGATE (1996 - EUA)

A vida de um milionário torna-se um pesadelo quando bandidos seqüestram seu filho pequeno, pedindo milionário resgate. O pagamento acaba em tiroteio e, quando chega à conclusão que tem poucas chances de ver o filho com vida, o pai uma atitude drástica.

 

UM DIA ESPECIAL (1996 - EUA)

Melanie Parker (Michelle Pfeiffer), uma arquiteta, e Jack Taylor (George Clooney), um colunista de um jornal, se encontram quando seus filhos se atrasam e perdem um passeio da escola. A partir de então o que deveria ser um dia normal de trabalho acaba sendo uma loucura de idas e vindas entre celulares, filhos e várias outras crises que ameaçam acabar com as carreiras dos dois em apenas 12 horas.

 

O PREÇO DE UMA ESCOLHA II (1997 - BRA)

Evie e Cal Spangler são uma família dividida. Uma recente separação fez seus filhos pularem de uma casa para a outra. Quando a filha mais velha, tina, volta para encontrar sua mãe, Evie sente que pode finalmente reconstruir sua família. Mas Tina não volta sozinha, ela traz um segredo que deixará sua família ainda mais dividida. Aos 15 anos de idade, Tina está grávida e para seu desespero seus amigos da escola se afastaram juntamente com o pai de seu filho. Tina triste, reconhece o difícil caminho que terá que enfrentar com a chegada de seu bebê e prepara-se para seguir seu destino.

 

UM DIA, DOIS PAIS (1997 - EUA)

Quando seu filho adolescente foge de casa, a bela Collette não sabe a quem recorrer. É por isso que ela entra em contato com dois homens com quem namorou, na época da concepção de seu filho, alegando para cada um que é o pai do menino, a fim de receber ajuda para encontra-lo.

 

TERRAS PERDIDAS (1997 - EUA)

Da mesma forma que seu avô e seu pai, Larry Cook (Jason Robards), um determinado fazendeiro, é dono de 1000 acres em uma das regiões mais férteis do Iowa. Ele é viúvo e tem três filhas. Virginia (Jessica Lange) e Rose (Michelle Pfeiffer) moram e trabalham na fazenda, enquanto que Caroline (Jennifer Jason Leigh), a mais jovem, se mudou para Des Moines quando se formou em advocacia. A história é contada sob o ponto-de-vista de Virginia, a irmã mais velha, e começa quando Larry subitamente anuncia que pretende dividir a terra entre suas filhas. Caroline tem dúvidas se isto é uma boa idéia e isto gera um desentendimento grave entre ela e seu pai, que esperava uma aprovação unânime e imediata, pois como homem mais importante da região não estava acostumado a ser contrariado. Ela acaba sendo deserdada, com as outras duas aceitando a idéia, apesar de terem um forte motivo para contrariar o pai. Mas isto seria apenas o primeiro de muitos problemas que surgiriam em um pequeno espaço de tempo, fazendo tristes verdades e mágoas virem à tona.

 

AMORES DIVIDIDOS (1997 - EUA)

Eve, uma menina jovem e idealista, sente seu mundo ruir quando descobre que o pai, um médico de renome, é infiel à sua mãe.

 

A VIDA É BELA (1997 - ITA)

Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

 

O PREÇO DA PAIXÃO (1998 - EUA)

Depois de separar-se do marido, uma professora de piano se apaixona por um artista plástico. O novo relacionamento começa a ser ameaçado pelo ex-marido que pede a guarda da filha na Justiça.

 

SITCOM – NOSSA LINDA FAMÍLIA (1998 - FRA)

Família é surpreendida por uma série de acontecimentos: a homossexualidade do filho mais novo, a tentativa de suicídio da irmã mais velha e a chegada de uma nova empregada.

 

A PROPOSTA (1998 - EUA)

Estudante de direito é contratado por um casal para engravidar a moça.

 

SHOW DE TRUMAN (1998 - EUA)

Pacato vendedor de seguros (Jim Carrey) tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é o astro, desde que nasceu, de um show de televisão dedicado a acompanhar todos os passos de sua existência.

 

OPERAÇÃO CULPIDO (1998 - EUA)

As gêmeas Hallie e Annie (Lohan) são separadas ainda bebês, após o divórcio dos pais. Annie vai viver com a mãe (Richardson) em Londres, e Hallie vai morar na vinícola do pai (Quaid) nos EUA. Anos mais tarde, elas se conhecem por acaso num acampamento de verão e decidem trocar de lugar. A missão das irmãs será reconciliar seus pais, já que uma jovem quer dar o golpe do baú no pai delas.

 

BABY MOTHER (1998 - ING)

Anita (Anjela Lauren Smith) tem estilo, energia e atitude. Sua ambição é tornar-se a diva da danceteria de reggae do bairro. Mas antes ela precisa provar seu talento a si mesma, cantando e dançando suas músicas no palco com as amigas, aprendendo e crescendo na trilha do seu caminho. Uma estrada áspera e rude, onde cria sozinha duas crianças, tem dificuldades no relacionamento com a mãe e a irmã e se envolve com Byron (Wil Johnson), um cantor que tem seus próprios sonhos.

 

UM AMOR VERDADEIRO (1998 - EUA)

Narrado quase todo em flashback, retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden (Meryl Streep), que está morrendo de câncer. George Gulden (William Hurt), o marido e escritor frustrado, alegando que não pode cuidar da esposa por ter uma vida profissional intensa pressiona Ellen Gulden (Renée Zellweger), a filha, para largar seu emprego de jornalista em Nova York e sua vida particular para cuidar da mãe. Ellen concorda a contragosto, pois além de prejudicar sua carreira se vê em um contexto social totalmente estranho.

 

FESTA DE FAMÍLIA (1998 - DINAMARCA)

Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família em um hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa.

 

DONA BARBARA (1998 - EUA)

A comovente história de uma chefe de família que faz de tudo para criar seus filhos em um país da América Latina.

 

AMORES (1998 - BRA)

Uma sucessão de encontros e desencontros amorosos no Rio, tendo como eixo a relação de pai e filha, com toda a contradição que ela abarca.

 

BELEZA AMERICANA (1999 - EUA)

Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da "aborrecente" Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

 

NAS PROFUNDEZAS DO MAR SEM FIM (1999 - EUA)

Beth Cappadora (Michelle Pfeiffer) é uma fotógrafa que vê sua vida desmoronar quando Ben, um dos seus três filhos e que tem apenas três anos, é seqüestrado. Ela é apoiada pelo marido, Pat Cappadora (Treat Williams) e por Candy Bliss (Whoopi Goldberg), uma policial que tudo faz para encontrar a criança, além da ajuda de parentes e amigos, mas não consegue nenhuma pista de Ben. Quase dez anos depois, Beth e sua família se mudaram para Chicago e um garoto (Ryan Merriman) vai até a casa dela se oferecendo para cortar grama. Beth na hora reconhece seu filho perdido, que agora usa o nome de Sam Karras. Logo é confirmado que Sam e Ben são a mesma pessoa, mas se perder um filho é uma experiência traumatizante também não é fácil fazê-lo pertencer à família Cappadora da noite para o dia, pois Sam ou Ben tem todos seus laços e lembranças ligados à família Karras.

 

AMOR, HONRA E TRAIÇÃO (1999 - EUA)

Jovem sabendo do caso extraconjugal do seu pai, se convence que ele é o culpado pela morte de sua mãe.

 

DESBRAVANDO O MUNDO (1999 - ING)

Casal separado há anos e obrigado a unir forças quando seu filho com problemas mentais, foge da escola.

 

EM QUALQUER OUTRO LUGAR (1999 - EUA)

No meio do verão de 1995, um Mercedes 1978 corre velozmente pela rodovia em direção ao oeste. Dentro dele está Adele August (Susan Sarandon) e Ann August (Natalie Portman), sua filha adolescente, que está ali contra a sua vontade pois Ann está se mudando para Beverly Hills, onde Adele, cansada do seu segundo marido e da vida monótona de Bay City, Wisconsin, espera na Califórnia que seus sonhos se tornem realidade. Ann está furiosa de ter que deixar a vida que ela ama, mas Adele está cansada de se defender contra o desejos da filha em relação à casa e à família e sente que está levando Ann para longe de uma vida sem futuro e oferecendo a ela um excitante novo mundo. A primeira parada delas em Los Angeles é no Beverly Hills Hotel, mas como é impossível pagar uma diária de 1200 dólares vão para o Travelodge Motel e para verdadeira realidade delas, que são refeições em um simples apartamento de um quarto nos flats de Beverly Hills. Durante os próximos dois anos, Ann e Adele ajustam a realidade de vida em Los Angeles. A relação delas é íntima, mas sempre volátil. Adele permanece sempre querendo mais, mas Ann é realista e vê as coisas como elas são. Juntas, mãe e filha estão em uma viagem de descoberta - de possibilidades novas, cada uma tem sonhos bem distintos, mas uma torce pela outra.

 

O PAIZÃO (1999 - EUA)

Sonny (Sandler) tem 32 anos, se formou em Direito e evita ao máximo assumir as responsabilidades da vida adulta. Num ato desesperado para provar à sua ex-namorada (Swanson) que pode levar a vida à sério, Sonny assume a custódia de Julian (Cole e Dylan Sprouse), um garotinho que bateu em sua porta. Logo, Sonny encara noites mal dormidas, choro de criança e lençóis molhados e se entrega ao papel de pai com um método revolucionário!

 

DIFÍCIL DECISÃO (1999 - EUA)

Criadas na cidade grande, duas irmãs são obrigadas a ir morar com o pai, após a morte brutal da mãe. E o problema é que ele é um caubói pobretão que vive no interior. Elas se ressentem da mudança. Telefilme baseado numa história real.

 

LIVRE PARA AMAR (1999-EUA)

Desapontada e maltratada pelo seu ex-marido, Mary Jo (Janet McTeer) resolve pegar suas coisas, sua filha Ava (Kimberly Brown) e o restante de otimismo que ainda lhe resta e cair na estrada, em busca de um novo amor. Ava termina por convencer a mãe de que ambas deveriam morar no subúrbio de Starlight Beach, onde poderiam levar uma vida perfeita. Mas, após algumas semanas, Mary Jo se envolve com um motorista de caminhão que as ajudou na viagem, voltando a ter a sensação de co-dependência de alguém. Com Ava no colégio e estando pela primeira vez com a sensação de normalidade e estabilidade, Mary Jo tem que lutar contra a vontade de partir e ser novamente independente, uma decisão que com o tempo termina por devastar a relação entre mãe e filha.

 

DUELO DE TITÃS (2000 - EUA)

Herman Boone (Denzel Washington) é um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

 

UM HOMEM DE FAMÍLIA (2000 - EUA)

Jack Campbell (Nicolas Cage) é um investidor entediado com sua longa vida de solteiro. Um belo dia, ele acorda e começa a imaginar como teria sido sua vida se tivesse se casado com Kate (Téa Leoni), sua namorada nos tempos de colégio. Até que, repentinamente, Jack acorda e se vê um feliz marido, casado com Kate, pai de duas crianças e levando uma tranqüila vida no subúrbio.

 

CRÔNICA DA INOCÊNCIA (2000 - FRA)

No dia em que completa 9 anos, Camille brinca em um parque próximo à sua casa, sob os cuidados da babá, como faz habitualmente. Ariane, sua mãe, vai buscá-lo. Aproxima-se do filho por trás e, quando começa a cobrir-lhe os olhos, ele vira-se e pergunta, invertendo a brincadeira planejada pela mulher: “Adivinhe quem é.” Ora, é Camille. Certo? Em termos. “Você se enganou de criança. Você não é minha mãe”, dispara o menino. Logo, ele dirá que, na verdade, seu nome é Paul, tem um amigo chamado Alexandre (que ninguém jamais viu) e mora em uma região de Paris onde supostamente nunca esteve.

 

AS COISAS SIMPLES DA VIDA (2000 - JAPÃO/FORMOSA)

NJ Jian mora com sua esposa, seus dois filhos e a sogra já idosa, formando uma típica família de classe média. NJ é sócio de uma bem-sucedida empresa de computação, mas, se não buscar novos rumos, em breve irá à falência. Para tanto, ele busca fazer uma parceria com Ota, um inovador designer de jogos de computação no Japão, que pode dar o novo toque que sua empresa precisa. Mas as coisas começam a dar errado para os Jian quando a integrante mais velha da família sofre um derrame e entra num coma o qual poderá nunca mais acordar. Neste meio termo, NJ ainda reencontra Sherry, seu primeiro amor de infância, que reaparece em sua vida, agora casada com um americano.

 

ATRAVÉS DA JANELA (2000 - BRA)

Numa casa deixada pelo falecido marido, situada num bairro de classe média de São Paulo, vive Selma (Laura Cardoso), uma enfermeira aposentada, com Raimundo (Fransérgio Araújo), seu filho de 24 anos. Mãe e filho são muito apegados, até que sua rotina começa a ser perturbada quando o filho passa por uma mudança de comportamento. Selma desconfia que tal mudança seja devido à uma namorada, o que Raimundo nega. O receio de perder a presença e o afeto do filho perturbam Selma, com a relação entre ambos passando por momentos de instabilidade.

 

O PRÍNCIPE DO CENTRAL PARK (2000 - EUA)

Uma criança de Nova York foge da casa de uma mãe adotiva para viver no Central Park.

 

A CORRENTE DO BEM (2000 - EUA)

Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.

 

APRENDENDO COM A VIDA (2000 – CA/EUA)

Depois de perder seu amante para outra mulher, cantora tenta ajudar a filha adolescente à entender o mundo.

 

ENTREGA ESPECIAL (2000 - CA)

Empregado de agência de adoção tumultua a vidas de uma família ao tentar entregar um bebê na época do Natal.

 

O QUARTO DO FILHO (2001 - ITA)

O psicanalista Giovanni (Nanni Moretti), sua mulher Paola (Laura Morante) e seus dois filhos vivem uma bela relação afetiva em seu lar. O pai começa a questionar a educação e o pouco tempo dedicado ao filho quando este é acusado de ter roubado um fóssil na escola. A relação desta família é abalada por uma tragédia.

 

SORTE AZARADA (2001 - EUA)

Um encontro às escuras joga pai e filho em meio a uma aventura que envolve um misterioso pacote e uma jovem sedutora.

 

CLUBE DOS FAMOSOS (2001 - EUA)

A difícil relação entre um agente de talentos e seu filho, que nãos abe se quer seguir a carreira do pai.

 

ATÉ O FIM (2001 - EUA)

Mãe dedicada encontra o corpo do namorado de seu filho adolescente na propriedade da família. Para evitar o envolvimento do filho no crime ela está disposta a tudo.

 

ENTRE QUATRO PAREDES (2001 - EUA)

Maine, Nova Inglaterra. Frank Fowler (Nick Stahl) é um amável jovem que se formou recentemente na escola secundária e está passando o verão trabalhando como pescador de lagosta, antes de ir para a faculdade no outono. Ele está envolvido com Natalie Strout (Marisa Tomei), uma mulher atraente que é dez anos mais velha e está separada do seu marido, Richard Strout (William Mapother). Entretanto, o divórcio não foi ainda formalmente concluído. Os pais de Frank, Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico, e Ruth Fowler (Sissy Spacek), uma professora de música que comanda um coral, desejam o melhor para o único filho deles e vêem com uma certa apreensão Frank viver um romance que não poderá continuar em alguns meses. Mas Matt confia em Frank e o deixa tomar suas decisões, mas Ruth demonstra de forma discreta mais firme as suas objeções. Paralelamente Richard ainda espera ter Natalie de volta e não aceita de forma nenhuma ela estar envolvida com Frank, sendo que logo algo trágico irá acontecer, que afetará os Fowler para sempre.

 

SPOT: UM CÃO DA PESADA (2001 - EUA)

Gordon Smith (David Arquette) é um carteiro que se orgulha de nunca ter sido pego por um cachorro no trabalho. Até que um dia ele se oferece para cuidar do filho de sua bela vizinha e acaba inesperadamente ganhando um novo animal em sua vida: Spot, um cachorro do FBI que age nos Narcóticos e que fugiu de um programa de proteção à testemunha. Em meio à uma fuga de perigosos bandidos que estão atrás dele, Spot se esconde no furgão de Gordon, com quem irá enfrentar as mais incríveis aventuras.

 

OS GAROTOS DA MINHA VIDA (2001 - EUA)

Nos anos 60, Beverly D'Onofrio (Drew Barrymore) é uma garota que vive em uma cidade do interior dos Estados Unidos e sonha em chegar à universidade e tornar-se uma escritora. Porém, seus planos são subitamente interrompidos quando, aos 15 anos, ela fica grávida de Ray Murphy (Steve Zahn), um motoqueiro que conheceu há apenas poucas semanas. Com medo de que sua filha se tornasse mãe solteira, os pais de Beverly a obrigam a se casar com Ray e abandonar os estudos para cuidar da criança. Mas Beverly não desiste de seu sonho e, após enfrentar alguns erros e obstáculos, busca enfim realizá-lo.

 

CONSTRUINDO UM SONHO (2001 - EUA)

Após morte da esposa, velho oleiro dá a volta por cima quando adota um garoto.

 

A I: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (2001 - EUA)

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fique parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

 

TEMPO DE RECOMEÇAR (2001 - EUA)

George Monroe (Kevin Kline) é um arquiteto de meia idade que descobre repentinamente que está com câncer e tem pouco tempo de vida. Ele então decide aproveitar o tempo que lhe resta para se aproximar de Sam (Hayden Christensen), seu filho problemático e rebelde, bem como fazer as pazes com Robin (Kristin Scott Thomas), sua ex-esposa. Ao mesmo tempo, George decide por construir uma casa, na intenção de deixá-la como herança para Sam.

 

UMA LIÇÃO DE AMOR (2001 - EUA)

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

 

PROCURANDO A ESPERANÇA (2002 - EUA)

Pai viúvo envolve-se em uma cruzada para encontrar os restos mortais de um de seus filhos, desaparecido durante a Guerra do Vietnã.

 

A VIDA SECRETA DE UMA ADOLESCENTE (2002 -  EUA)

Zoey Carter era uma garota como todas as outras de sua idade, até saber da separação de seus pais. A partir daí, revoltada e iludida por falsos amigos, ela se entrega às drogas. Depois de muito sofrer, resolve trilhar o caminho de volta, com a ajuda de um médico muito especial. Uma lição de vida!

 

PECADOS DE UM PAI (2002 - EUA)

Anos depois de testemunhar o envolvimento do pai em um crime, homem luta contra sua consciência para denunciá-lo à justiça.

 

PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (2002 - EUA)

Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

 

AMIZADE TRAÍDA (2002 - CA)

Viúva tenta ajudar amiga com casamento em crise mas acaba apaixonado pelo marido dela.

 

UM ATO DE CORAGEM (2002 - EUA)

John Q. Archibald (Denzel Washington) é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise (Kimberly Elise) e seu filho Michael (Daniel E. Smith). Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John Q. se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho. Em uma atitude desesperada, ele então decide tomar como refém todo o setor de emergência de um hospital, passando a discutir uma solução para o caso com um negociador da polícia (Robert Duvall) e com um impaciente chefe de polícia (Ray Liotta), que deseja encerrar o caso o mais rapidamente possível.

 

PAI E FILHO (2002 - EUA)

Ao completar 30 anos, o produtor de TV Harry Silver (Ioan Gruffudd) entrou mesmo em crise. Para amenizar um pouco a situação, ele comprou um Jaguar e teve um caso com uma colega de trabalho. Quando sua mulher Gina descobriu a "escapadinha", ela simplesmente foi embora pro Japão deixando o filho de 5 anos com ele. Resultado: da noite para o dia, Harry perde o emprego e vira pai solteiro. E terá muito o que aprender para dar conta do recado.

 

UM GRANDE GAROTO (2002 - EUA)

Will Freeman é invejado por todos os homens, dirige carro veloz, prefere relações sem compromisso e, aos 38 anos de idade, não tem nenhuma responsabilidade. Até que conhece Marcus, um garoto muito especial de 12 anos que irá virar a sua vida de pernas para o ar, com resultados hilariantes.

 

A CRECHE DO PAPAI (2003 - EUA)

Phil (Jeff Garlin) e Charlie (Eddie Murphy) ficaram desempregados recentemente. Como não têm dinheiro para pagar a creche de seus filhos, são obrigados a retirá-los dela e cuidar deles até que arranjem um novo serviço. É quando eles têm uma idéia para ganhar dinheiro: criar uma instituição que cuida de crianças enquanto seus pais trabalham. A dupla coloca o plano em prática e, devido aos métodos pouco convencionais que usam ao cuidar das crianças, acabam ficando famosos e gerando o ódio de seus concorrentes.

 

TOTAL: 111  filmes

 

FONTES DE PESQUISA:

·                     http://www.geocities.com/fabrizioguadeli/index.html

·                     http://www.adorocinema.com.br

·                     http://www.an.com.br/1998/jun/02/0cin.htm

·                     http://www.an.com.br/2002/nov/15/0cin.htm

·                     http://www.actionpac.com.br/publico/hbo/grade/pages/grid.htm

·                     http://www.an.com.br/2000/mar/20/0cin.htm

·                     www.cemporcentovideo.com.br

·                     Consulta do Videobook,Rio de Janeiro, 2001, 8a. edição.

·                     Visitas a Vídeo Locadoras

 

COLABORAÇÃO:

 Programa de Formação em Direitos da Infância e da Juventude/Pró-Adolescente

Instituto de Psicologia - UERJ